A Abrint participou do Futurecom 2024, um congresso de tecnologia onde foram discutidos diversos temas sobre conectividade, transformação digital e suas aplicações. O evento aconteceu em São Paulo, entre os dias 8 e 10 de outubro, e contou com a presença de autoridades, como o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o Secretário das Telecomunicações, Hermano Barros Tercius.
Durante o evento, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, celebrou a utilização do Fust, destacando que isso possibilitou a conexão de cerca de 8 mil escolas e que, até 2025, esse número chegará a aproximadamente 15 mil. Além disso, o fundo está sendo utilizado para financiar 10 projetos. O ministro afirmou: “Vamos ampliar a infraestrutura de Telecom em mais de 30 municípios e outras 73 localidades, em 4 regiões do país. Instalamos 4 mil km de fibra óptica e 205 novas ERBs.”
Durante o painel realizado no primeiro dia, terça-feira (8), sobre compartilhamento de postes, a conselheira Cristiane Sanches defendeu a criação da figura do posteiro. “A cessão mandatória é um elemento-chave para essa questão. Há pontos que podem ser melhorados e debatidos, mas essa premissa essencial da resolução deve ser mantida, e a cessão deve ser compulsória”, afirmou.
Boa parte da discussão do painel girou em torno do Decreto Federal 12.068, de 20 de junho de 2024, que regulamenta a prorrogação e a licitação de concessões de distribuição de energia elétrica. Segundo a conselheira, a regulação aborda os aspectos mais sensíveis, e ela destacou que outros elementos devem ser foco de atenção no debate sobre a regulamentação, como a inadimplência e o acesso ao poste. Cristiane afirmou que, nessa questão, o trabalho das agências foi tecnicamente produtivo e ressaltou que não pode haver retrocesso em relação ao que já foi decidido.