Com o desafio de falar sobre um tema aparentemente árido, Marcela Bello, Sócia e Co-Fundadora da consultoria 4C Digital, discorreu sobre o tema “Cobrança 5.0: como cultura, dados e IA estão redefinindo o mercado”, e não decepcionou pelo engajamento da platéia, que ao final fez algumas perguntas bem específicas.
A consultora da 4C projetou o cenário da cobrança corporativa a partir da ótica da inovação. Longe da imagem desgastada do contato insistente, a especialista delineou um momento presente no qual a tecnologia, dados e uma abordagem centrada no cliente convergem para otimizar a recuperação de valores e fortalecer laços comerciais. Algo que pode e deve ser aplicado no mercado de operadores de serviços de Internet.
“Não se trata mais apenas de enviar um boleto e realizar ligações”, enfatizou em sua apresentação. A chave para uma cobrança eficaz, ela insistiu, reside na melhor experiência do cliente.
Nesse sentido, as tecnologias de comunicação (alinhada e aliada ao tratamento de dados e IA) são essenciais para oferecer um leque de canais de comunicação que respeitam a conveniência do devedor. De chatbots ágeis a plataformas de autoatendimento intuitivas e mesmo o onipresente WhatsApp, a diversificação dos pontos de contato se mostra a chave para facilitar a negociação e a quitação de débitos.
Um dos pilares da visão da executiva está na exploração inteligente de dados e uso da IA para a análise preditiva que pode antecipar cenários de inadimplência, permitindo às empresas adotarem medidas proativas e sob medida. A IA, aliás, surge como uma ferramenta para automatizar fluxos de trabalho, otimizar a comunicação e personalizar mensagens, elevando a eficiência e a assertividade das estratégias de cobrança.
No entanto, ela alerta: “a inovação tecnológica deve vir acompanhada de uma transformação na mentalidade das equipes de cobrança. As empresas não quebram por falta de tecnologia, e sim por não ter uma cultura forte para sustentar as transformações que a tecnologia traz”, filosofou.
De acordo com a visão da especialista da 4C, o futuro da cobrança – antes vista como um ponto de grande fricção com os clientes – é ser usada como uma oportunidade para fortalecer a saúde financeira das empresas e a confiança de seus parceiros e clientes. Afinal, ela lembra: “5% de retenção traz 95% da receita das empresas”, concluiu.