O Conselheiro da Abrint, Basilio Perez, defendeu nesta terça-feira (25) a manutenção integral da faixa de 6GHz para o Wifi. A declaração foi feita durante o Workshop sobre Espectro, realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que reuniu diversas autoridades e influências do setor para discussão sobre o acesso e o uso de radiofrequência no Brasil. O Conselheiro participou do Painel 2: Regulamentação e Faixas de Frequências para o SMP.
Na ocasião, a Abrint destacou a existência de um grande estoque de frequência e há mais de 20 anos não são designadas novas frequências para o wifi, apenas sendo recentemente atribuída a faixa 1.200 MHz.
A Associação ainda reiterou sua preocupação com a possibilidade da parte alta do 6GHz ser direcionada ao IMT, afirmando que o Wifi com a faixa do 6GHz não é um competidor para o IMT, e sim um complemento necessário. Além disso, foi destacado que a América Latina precisa de um tratamento diferenciado em relação ao tema, sem a possibilidade de comparação no que é feito na Europa e Ásia.
O evento também contou com a participação do diretor-geral da Anatel, Carlos Baigorri, que destacou a relevância do trabalho da Agências para administrar o espectro, de modo a garantir o uso adequado e eficiente do ativo mais importante para as telecomunicações.
Em relação à Inteligência Artificial, Vinicius Caram, Superintendente de outorgas e recursos à prestação da Anatel, explicou que, apesar dos desafios históricos, a integração da IA está transformando o setor de telecomunicações, proporcionando experiências mais personalizadas e inovadoras. Ele enfatizou a importância da segurança cibernética e dos compromissos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Environmental, Social and Governance (ESG) para promover uma sociedade mais justa e segura.
Confira a íntegra do evento aqui.