Nesta sexta-feira (30), a Abrint, representada pela vice-líder do Conselho, Cristiane Sanches, participou do painel sobre Transformação Digital no Brasil, realizada pelo Digital BRICS Forum, na sede da Anatel. Em sua fala, Sanches reiterou a relevância dos ISPs no ecossistema de transformação digital, exemplificando a atuação da Associação junto à Anatel e a Comissão Interamericana de Telecomunicações da Organização dos Estados Americanos (CITEL/OEA) como membros do setor, defendendo decisões corretas para as políticas que envolvem espectro, medidas assimétricas e inovação.
A conselheira ainda explicou que nos últimos 18 meses, os ISPs investiram mais de R$ 18 bilhões em transformação digital no Brasil, enquanto as grandes operadoras investiram R$ 10,2 bilhões. Isso significa que, em termos mensais, aproximadamente 64% de todo o investimento no setor veio dessas pequenas e médias empresas, que são responsáveis por cerca de 80% do marketshare das cidades brasileiras com até 100 mil habitantes, sendo esse o exemplo prático da inclusão digital no país.
No entanto, segundo Sanches, ainda é necessário observar a defasagem entre inovação e regulação, alertando que os modelos baseados somente em comando e controle, centrados no Estado, não são suficientes para acompanhar as incessantes transformações tecnológicas. Ela propôs uma transição para uma regulação multissetorial, com mais diálogo entre reguladores, empresas, sociedade civil e demais atores.
“A teoria dos estados pós-regulatórios e uma abordagem multistakeholder são fundamentais para garantir a inovação com responsabilidade. Um modelo multissetorial, especialmente no contexto do BRICS, pode ser um caminho eficaz para atingir a verdadeira transformação digital por meio da regulação”, defendeu.
Por fim, a conselheira chamou atenção para a importância de temas como infraestruturas digitais públicas (DPI) e uso do espectro, que devem ser tratados com visão estratégica e foco nas necessidades humanas e sociais “Espectro não é apenas um recurso escasso. É um ativo político, econômico e transformador que deve ser gerido com visão de longo prazo”, concluiu.
Diante disso, a Abrint agradece mais uma vez o convite feito pelo Ministério das Comunicações em conjunto com Anatel e reitera que a Associação está à disposição dos países membros do BRICS para colaborar e contribuir com os atuais e futuros estudos, iniciativas e fóruns multissetoriais que fortaleçam ainda mais esse diálogo.