Nos dias 18 e 19 de setembro, em Manaus (AM), a Abrint, representada por Janyel Leite, líder do conselho, e a conselheira Eri Santana, participou do evento Amazon ON, que discutiu a conexão entre tecnologia e preservação ambiental na Amazônia. O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, além de representantes estaduais, entidades, especialistas e empresários do setor.
Durante o Painel 5 – Conectividade Significativa para os Povos da Amazônia, Janyel Leite destacou três pilares essenciais para a conectividade: Infraestrutura, Custo Acessível e Habilidades Digitais. No que se refere à infraestrutura, Janyel ressaltou a importância da fibra óptica para assegurar uma conectividade de qualidade. Sobre o custo, mencionou que a concorrência entre provedores regionais tem sido crucial para a queda significativa dos preços nos últimos anos.
Em relação às habilidades digitais, Janyel enfatizou o papel dos Serviços de Valor Adicionado (SVAs), como livros digitais, aulas online e telemedicina, que são oferecidos pelos provedores regionais e ajudam a inserir a população no mundo digital, promovendo o desenvolvimento de novas competências tecnológicas.
“Isso reflete as origens desses provedores, muitos dos quais surgiram como lan houses ou escolas de informática, reafirmando seu papel educacional e de transformação social.” Acrescentou o líder do conselho. Também foi mencionado um novo projeto da Abrint voltado à capacitação e fortalecimento de redes comunitárias, dando continuidade ao trabalho de capacitação iniciado no Encontro Nacional da Abrint 2023.
O painel também contou com a participação de Mariana Bezerra Pedroza Santana, superintendente-executiva substituta da Anatel; Graziela Castello, coordenadora de Estudos Setoriais e Métodos Qualitativos do Cetic/NIC.br; e Adauto Cândido Soares, coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO.