As fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul recentemente, causaram transtornos tanto para os mais diversos setores produtivos daquele estado. A conectividade e acesso à internet também foi seriamente afetada, com estimativa de que mais de 500 mil pessoas ficaram sem conexão com a rede. Os pequenos provedores regionais representam uma enorme fatia destas conexões, e muitos tiveram suas redes danificadas, bem como os ativos que estavam alocados nas residências dos usuários.
O restabelecimento das conexões demandará um esforço imenso para aqueles empreendedores, principalmente quanto ao capital financeiro necessário. Desta forma, a Abrint tem buscado alternativas para auxiliar principalmente os associados diretamente atingidos, e estruturou um projeto de crédito aos associados por meio de um Fundo Garantidor, além de construir com os principais fornecedores do mercado, estratégias comerciais diferenciadas.
Vale ressaltar que este projeto, que utilizará recursos financeiros da associação, precisou passar pela aprovação dos seus associados através de uma AGE que ocorreu no dia 23 de maio de 2024.
O projeto
A Abrint realizou contato com inúmeros fornecedores do setor, apresentando a alternativa da entidade colaborar com a reconstrução do RS, e para tanto estruturar um Fundo Garantidor de Crédito para as negociações entre os associados e as empresas fornecedoras.
Para participarem do projeto, as empresas parceiras precisam oferecer propostas comerciais diferenciadas. Como condição mínima, as negociações precisam suportar 6 meses de carência e o restante do pagamento em 24 a 36 meses). O Fundo Garantidor da ABRINT irá suportar até 5% das operações e somente será utilizado no caso de inadimplências dos contratos.
O valor aprovado na Assembleia Extraordinária foi de R$ 1.000.000,00 que poderá alavancar até R$ 20.000.000,00 em aquisições pelos provedores associados. O recurso será extraído do fundo de reserva do Encontro Nacional e não terá influência no fluxo de caixa da entidade.