Em preparação para a Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações (WTSA, na sigla em inglês), foi realizado nesta segunda (14/10), em Nova Delhi, o 5º Simpósio Mundial de Normalização (GSS-24, na sigla em inglês). Representando a Abrint na delegação brasileira, estiveram presentes o presidente Mauricélio Oliveira, o diretor financeiro Aristóteles Dantas; o líder do Conselho Janyel Leite; a vice-líder Cristiane Sanches e o conselheiro Basilio Perez.
Sendo a única representante do Brasil no painel “Catalisando a mudança: líderes industriais e ministeriais elaborando o futuro da inovação” da GSS-24, a vice-líder do conselho, Cristiane discursou, enfatizando a necessidade de atenção sobre o paradoxo da desigualdade digital, especialmente em relação aos usuários que navegam e compartilham dados sem a devida reflexão.
De acordo com a conselheira, “o Brasil é uma prova viva de grandes resultados obtidos por meio de uma regulação assimétrica e baseada em evidências, conduzida pela Anatel. 54% do mercado brasileiro de banda larga fixa depende de pequenas empresas de ISP, e a inovação é profundamente motivada pela conectividade significativa, incluindo o uso de espectro não licenciado na faixa de 6 GHz”.
Cristiane ainda ressaltou que a inovação não segue um caminho linear e que muitas empresas ainda não aproveitam os ecossistemas de inovação existentes em suas regiões. Além disso, sinalizou que a colaboração entre governos, instituições acadêmicas, investidores e atores não governamentais é essencial para fomentar um ambiente de confiança e inovação sustentável.
Também foi destacado os esforços conjuntos da Anatel e da Abrint para garantir que o desenvolvimento global se baseie na força coletiva e no respeito mútuo. O grande desafio dos reguladores, segundo Cristiane, é de enfrentar a inovação, a inclusão digital e a soberania de maneira efetiva, afastando-se de soluções imediatistas e de ideias ultrapassadas.
Sobre o evento
Com o tema “Traçando a Próxima Onda Digital: Tecnologias Emergentes, Inovação e Normas Internacionais,” o GSS-24 reúne líderes, inovadores e tomadores de decisão para discutir como as tecnologias de ponta e normas internacionais estão moldando o futuro digital. A programação ainda inclui um segmento de alto nível, onde ministros e líderes da indústria se reunirão para impulsionar a inovação e promover mudanças globais transformadoras.
Esse simpósio prepara o terreno para a Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações (WTSA), que ocorrerá de 15 a 24 de outubro de 2024, também em Nova Delhi.