Abrint participou, nesta quarta (27), do TeletimeTEC: Redes & Infra, evento que buscou discutir os desafios da ampliação e gestão da Infraestrutura no país. Na ocasião, os Conselheiros Dimas Rocha e Marcos Guimarães representaram a Associação.
Durante o evento, o Ministério das Comunicações destacou a atuação fundamental dos ISPs na expansão da conectividade, bem como da fibra óptica para regiões remotas do Brasil, onde grandes operadoras dificilmente atuariam. Ainda foram amplamente discutidos o crescimento e os eventuais desafios da implementação das redes neutras, com destaque para os casos da Sky e da Vero.
Em relação aos Data Centers, a Anatel revelou que está conduzindo estudos para compreender melhor o seu impacto na estabilidade das redes e avaliar seu papel no setor de telecomunicações. Já o Ministério das Comunicações informou que haverá o uso dos recursos do FUST para viabilizar a construção de data centers em regiões carentes de infraestrutura, visando a melhoria da conectividade e a distribuição equitativa dessas estruturas no Brasil.
Outro ponto de preocupação discutido foi a vulnerabilidade das infraestruturas críticas do Brasil, especialmente os cabos submarinos. Rui Gomes, da Um Telecom, defendeu a necessidade de políticas públicas para descentralizar pontos de conexão internacional, atualmente concentrados em Fortaleza, mitigando riscos como ataques ou desastres naturais.
Por fim, a Anatel também abordou o encerramento gradual das concessões de Serviços de Telefonia Fixa Comutada (STFC), um movimento já iniciado com a Oi.