A Abrint participou, nos dias 28 a 31 de julho, do Fiber Connect 2024 em Nashville (EUA), evento que visa promover a integração entre provedores, fornecedores e o governo, além de proporcionar um espaço para networking no setor de telecomunicações. Associação foi representada pelo diretor de eventos, André Rodrigues, e o diretor administrativo, Euclydes Vieira Neto.
Um dos temas centrais do evento foi a expansão da infraestrutura de banda larga em áreas rurais dos Estados Unidos, onde muitos ainda carecem de acesso à conexão por fibra óptica ou contam com soluções inadequadas, bem como, experiência do cliente. Para enfrentar esse desafio, há um forte incentivo para que as empresas aprimorem a qualidade do serviço e invistam na construção de infraestrutura nessas regiões interiores.
O diretor de eventos, André Rodrigues, explicou que parceria com a FBA começou no Encontro Nacional da Abrint em 2024, com a FBA trazendo o curso de qualificação para os provedores durante o evento. Também pontuou que, na ocasião, foi discutido a possibilidade de acesso ao fundo especial, disponibilizado pelo governo dos EUA, para financiar a expansão da banda larga em regiões de difícil acesso para operadores de telecomunicações.
Em relação aos incentivos, o diretor administrativo, Euclydes Vieira, reiterou que um dos aspectos mais interessantes discutidos sobre o tema, foi a possibilidade para provedores brasileiros entrar no mercado norte-americano.
“Há um desejo e incentivo significativo, incluindo fundos perdidos, para que os provedores levem sua experiência e estabeleçam operações nos Estados Unidos, especialmente em áreas rurais. Embora existam algumas exigências, elas são viáveis e não apresentam barreiras intransponíveis para a expansão”, ponderou Vieira.