Nesta sexta-feira (15), os Conselheiros Basílio Perez e Evandro Varonil, participaram do evento NPlay Cono Sur, sediado no Hotel Quinto Centenario, em Córdoba (Argentina).
O evento NPlay, que ocorreu entre os dias 14 e 15 de março de 2024, é um produto do Grupo Convergência, que organiza anualmente encontros de networking e debate sobre os novos mercados impulsionados pelas telecomunicações. “O evento NPlay completou 19 anos, e antigamente se chamava TriplePlay. Atualmente, possui o objetivo de discutir diversas particularidades do mundo das telecomunicações, como internet fixa e móvel, assim como TV. É bem interessante, e foi perceptível que houve a passagem de mais de 1000 pessoas pelos corredores do evento”, afirmou Perez.
Abrint participou do 7º Painel: Perez e Varonil, Integrantes do Conselho Administrativo da Abrint, participaram do evento como debatedores do painel: El sector TIC en los países vecinos (O setor de telecomunicações nos países vizinhos). O Painel buscou debater as semelhanças e diferenças com países vizinhos da Argentina. Além disso, oportunidades para melhorar a conectividade entre infraestruturas em ambos os lados das fronteiras. O moderador do momento, foi o senhor Ariel Graizer, presidente da Câmara Argentina de Internet (CABASE).
Basílio Perez, acerca do debate ocorrido nos relatou que: “Falei sobre a conectividade na América Latina, em especial o Brasil. Procurei enfatizar a defesa que a Abrint tem feito sobre a liberação do uso externo (outdoor) da faixa de 6 GHz para serviços não licenciados. Além disso, me preocupei em alertar a nação argentina sobre os desafios que atualmente enfrentamos na discussão sobre Fair Share, pois somos contra à imposição da regra que obriga as big techs a pagarem pelo uso das redes de telecomunicações”, finalizou Perez.
A Abrint acredita que o conceito de cobrança pelo uso das redes equivale à prática de subsídio cruzado, o que gerará ineficiências. Logo, poderá ser fatal para os provedores de internet de pequeno porte.
Na mesma linha de Perez, Evandro Varonil, defendeu que: ”A conectividade na América Latina nos últimos 3 anos aumentou em números exponenciais e atinge mais de 200 Tbps. Acredito que é um produto do aumento do conteúdo na região, assim como o surgimento dos novos datacenters em diversas cidades dos países latinos. Vale ressaltar que, existe tráfego por cabos submarinos, entretanto, o tráfego está fluindo dentro da região por meios terrestres, utilizando os backbones de fibra óptica”.
Para mais informações sobre o evento, acesse o link.