Começou nesta quarta-feira, dia 12 de junho, o Encontro Nacional Abrint que, juntamente com a entidade, comemora 15 anos.
Este ano, o evento, reúnem as principais empresas e executivos do mercado. A feira contará com mais de 200 estandes, com os mais importantes fornecedores de tecnologia e serviços.
Participaram da plenária de abertura solene o Ministro das Telecomunicações, Juscelino Filho; o Presidente da Abrint, Mauricélio Oliveira; o Presidente da InternetSul, Fabio Badra; o Presidente da LAC ISP, Basilio Perez e a Líder do Conselho de Administração da Abrint, Cristiane Sanches.
Em seu discurso de abertura, Mauricélio agradeceu – em nome do ministro Juscelino – a presença de todos os executivos e cumprimentou – em nome da Líder do Conselho Cristiane Sanches – todos os provedores presentes, celebrando os 15 anos do evento.
“Temos que celebrar o trabalho dos provedores regionais. Em uma realidade que se aproxima cada vez mais da universalidade do acesso, não podemos esquecer jamais da origem desse movimento”, afirmou Mauricélio
O presidente da Abrint aproveitou para ressaltar a manutenção da faixa de espectro de 6 GHz para Wi-Fi. “A conectividade significativa se constrói com banda larga de qualidade e a ampla capacidade de dados, por isso, é imperativo olharmos para disponibilidade de espectro para Wi-Fi. Mantenham toda a faixa de 6 GHz para uso não-licenciado”. Além disso, pediu o fim da “briga dos postes”. “Precisamos colocar um fim à loucura dos postes, não podemos trabalhar com essa insegurança constante, preços abusivos e regras que são alteradas de forma arbitrária. Sigo obcecado em encontrar uma solução por esse problema”.
O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, falou sobre a regulamentação dos postes e o papel dos pequenos provedores na expansão nacional dos serviços de telecomunicações, assim como reforçar sua importância para garantir acesso à internet, e anunciou que o governo federal está buscando resgatar consensos a fim de encontrar uma solução rápida em conjunto.
“A portaria do Poste Legal foi um avanço nesse debate, que é um problema histórico para o setor e o setor sofre há muito tempo. A gente tem buscado enfrentar e fizemos a parte que cabe ao Ministro de Estado justamente. A Anatel aprovou, encaminhou para Aneel e temos cobrado posicionamento da agência”, afirmou.
Rio Grande do Sul
Ao final do evento de abertura, a Abrint fez uma homenagem e um agradecimento a todos os pequenos provedores de internet que lutaram para manter a conectividade no estado do Rio Grande do Sul, durante a catástrofe climática sofrida pela região.
“O Brasil está na vanguarda da conectividade, graças a várias empresas e empreendedores espalhados pelo país”, completou o Presidente da Abrint.