Entre os dias 23 e 27 de setembro foi realizado a 44ª reunião da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), no México. A Abrint marcou presença com o objetivo de defender a utilização exclusiva da faixa de 6 GHz para redes Wi-Fi em toda a América Latina. O evento reuniu representantes de diversos países da região para debater temas que impactam o futuro das telecomunicações.
Durante o evento, a associação destacou a importância dessa frequência para o desenvolvimento da banda larga fixa e para a entrega de serviços de alta qualidade aos usuários.
A Abrint também apresentou um estudo técnico detalhado, enfatizando a necessidade de manter a faixa de 6 GHz para uso não licenciado. O presidente da associação, Mauricélio Oliveira, reforçou: “Estamos aqui para defender que essa frequência fique toda para o Wi-Fi, ela se faz necessária para a próxima evolução de telecomunicações e velocidade de entrega aos usuários dos nossos associados”.
Além da discussão da faixa no evento, os representantes da Abrint acompanharam todas as perspectivas de mudanças nas regras sobre radiocomunicações, as quais terão impacto direto nos próximos anos, culminando na conferência de 2027, onde serão analisadas as iniciativas e mudanças discutidas ao longo deste ciclo de quatro anos.