Após diversos encontros realizados ao redor do país durante o ano de 2024, agora em novembro, a última edição do evento “Provedor em Foco” ocorreu nesta quarta-feira (6) na cidade de Imperatriz, no Maranhão. O encontro teve como objetivo, mais uma vez, ouvir as demandas dos provedores regionais e aprofundar a compreensão sobre suas realidades e desafios locais, visando oferecer representação e suporte cada vez mais eficazes às suas necessidades.
Na ocasião, o conselheiro da Abrint, Wardner Maia, apresentou gráficos importantes sobre o cenário nacional, caracterizado pela crescente competitividade no setor de banda larga, pela predominância das pequenas empresas e pela forte expansão das redes ópticas no interior do país. Segundo ele, essa interiorização vem estimulando a expansão da infraestrutura de fibra óptica ao longo dos anos, o que permite atendimentos ainda mais personalizados, além de preços justos e acessíveis, beneficiando diretamente os consumidores finais.
Maia também destacou o papel fundamental dos pequenos provedores na inclusão digital no Brasil, ao atenderem cerca de 95% das cidades com até 30 mil habitantes – cerca de 4.436 municípios, com aproximadamente 6,1 milhões de acessos. Novamente, esse número evidencia a importância desses provedores nas regiões mais afastadas e interioranas do país.
Outros pontos de discussão levantados pelo Conselheiro no evento focaram no compartilhamento de postes; na Norma 04/1995 para prestação de serviços de conexão à internet (SCI); nos investimentos em infraestrutura abordados no termo “Fair Share”; e nas recentes movimentações relacionadas ao uso do espectro de 6 GHz para o Wi-Fi 6E.
Portanto, assim como nas demais edições ao longo do ano, o encontro promoveu um espaço de escuta ativa e diálogo entre os provedores regionais e a Associação, buscando entender as necessidades desses empreendedores e discutir possíveis soluções.
Encerramos, assim, com sucesso, o calendário do Provedor em Foco de 2024, com o compromisso de retornar em 2025 com encontros ainda mais interativos e resolutivos, alcançando um número cada vez maior de regiões brasileiras em contínuo apoio aos provedores locais.