O LinkISP 2024 foi realizado na última semana de novembro, em Gramado (RS), o evento de telecomunicações teve foco em tecnologia, internet e empreendedorismo. Promovido pela InternetSul, os momentos de troca contaram com a presença de diversos especialistas e autoridades relevantes no setor de telecom. A Abrint foi representada pelo Presidente Mauricélio Oliveira, convidado para debater no painel “linhas de créditos para provedores”.
Já o Ministério das Comunicações foi representado pelo Hermano Tercius, Secretário das Telecomunicações e por Juliano Stazani, Diretor do Departamento de Política Setorial. Na conversa sobre “O impacto das enchentes na conectividade do Rio Grande do Sul”, Hermano agradeceu as associações pelo panorama rápido da situação crítica do setor no estado, o que se mostrou fundamental para execução mais assertiva das políticas do Governo.
Representando a Anatel, Vinícius Caram, Conselheiro Substituto na agência, esteve presente no painel “Assimetria Regulatória e Norma 4”. Caram argumentou que o fim da Norma 4 traria uma simplificação regulatória, entretanto, acredita ser necessário mais momentos de diálogos sobre tema, especialmente depois dos alertas dos provedores regionais sobre o prejuízo que causaria.
O ex-conselheiro da Anatel, Arthur Coimbra, também compareceu ao evento, defendendo que é necessário um redesenho do compartilhamento de postes. Para Coimbra, a figura do posteiro não seria uma solução, já que o modelo de negócio traz dúvidas sobre efetividade. O ex-conselheiro espera que o modelo que as agências interessadas (Anatel e Aneel) acodem, estabeleça uma tabela de preços e que seja orientado para o longo prazo.