Nesta quarta-feira (25), o conselheiro Evandro Varonil participou como moderador do Painel 4: Brasil: Fortaleza se consolida na rota tecnológica global no seminário Carriers Map Day 2024, que visa apresentar o Mapa de Operadoras da América Latina, que detalha os sistemas de cabos submarinos da América Latina, bem como os backbones terrestres mais proeminentes.
Durante o painel, foi enfatizado a importância dos cabos submarinos e sua conexão entre continentes, especificamente a ligação da América Latina à Europa e América do Norte através de Fortaleza. Além disso, se discutiu a interconexão de cabos submarinos como Monet e outros, mencionando suas rotas entre Fortaleza, Miami, São Paulo e Lisboa, e sua relevância para a infraestrutura de internet global.
Foram mencionados também os pontos de conexão de tráfego (IX) em Fortaleza e São Paulo, que são cruciais para a integração global da América Latina. A conversa abordou ainda a importância dos data centers e das estações de aterramento de cabos submarinos em Fortaleza, que fortalecem o papel da cidade como um hub de conectividade, além de sua capacidade de suportar o crescimento da demanda por tráfego de dados.
O conselheiro, no fim do evento, ressaltou a realização do Encontro Abrint Nordeste 2024, que acontecerá em Fortaleza, sendo uma excelente oportunidade para conhecer de perto os cabos submarinos da região, que tem um papel tão importante para os provedores do Brasil e da América Latina.
Nesse sentindo, Abrint agradece ao Grupo Convergência pelo convite e parabeniza pelo trabalho realizado para a construção do Mapa de Operadoras da América Latina.