A Abrint, representada pelas conselheiras Stella Maris Medeiros e Erí Santana, esteve presente na Edição de 2024 do Seminário Telecom ESG, evento realizado pela Teletime no dia 27 de novembro. A ocasião reuniu especialistas e líderes do setor para discutir o impacto e oportunidades da agenda ESG (ambiental, social e governança) na evolução das telecomunicações, além da importante colaboração entre setor público e privado.
Ainda, o evento contou com a participação do conselheiro da Anatel, Alexandre Freire, que definiu o papel da Agência como um agente catalisador na promoção da adoção, pelas operadoras, das boas práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos princípios ESG, sem a necessidade de recorrer à aplicação de multas.
Segundo Freire, esse objetivo já é uma realidade para a Anatel, que tem adotado ações concretas, como a decisão do conselho da agência de antecipar as fases que garantem a conectividade das escolas após a tragédia no Rio Grande do Sul, além de incluir obrigações para que as operadoras atuem prioritariamente em regiões vulneráveis.
Ana Beatriz, da Superintendência Executiva da Anatel, em conjunto com o Daniel Ricas, especialista sênior do BID no Brasil; Jonathan Palhares, coordenador jurídico da Conexis; e Márcio Lino, da Colin Consultoria, destacaram como políticas públicas e ações regulatórias podem fomentar o alinhamento do setor às metas ESG, focando nas colaborações entre o poder público e a iniciativa privada.
Por último, também foram abordados os desafios impostos por um mundo dominado pela inteligência artificial e pelos serviços digitais, bem como a conciliação entre a transformação energética e a sustentabilidade, visando à redução de custos e à exploração de novas oportunidades com redes 5G e IA.