Com base na campanha da ABRINT, ANATEL publica lista atualizada de municípios sem backhaul de fibra
A Superintendência de Planejamento e Regulação da ANATEL encaminhou Informe ao Conselho Diretor da agência a fim de informar sobre os municípios não atendidos com a infraestrutura de backhaul de fibra, necessárias para a implementação do 5G no Brasil.
Campanha da ABRINT entrega 620 cidades que já possuem a infraestrutura
A lista de municípios que não possuem backhaul foi formulada com base nas contribuições da ABRINT, que, ao longo de 2020, em extensa campanha junto aos provedores regionais, identificou 620 municípios que já possuíam a infraestrutura. A listagem original da agência reguladora dizia que mais de 1600 municípios não possuíam backhaul, o que significaria o investimento do dinheiro público duplicado nestas localidades. A ANATEL atualiza a listagem desde 2014, com contribuições trazidas pelos representantes do setor, incluindo a ABRINT.
ABRINT evitou investimento duplicado em 620 cidades brasileiras
No anexo XV do documento, o órgão traz orientações de tratamento preferencial aos municípios listadas na implementação de backhaul, estando elegíveis para o compromisso de Construção das redes (backhaul e backbone). Ao todo, a ANATEL identificou ausência do backhaul de fibra em 933 municípios brasileiros, sendo que em 26 municípios não foi possível atribuir rotas de rodoviárias, restando, portanto, 908 municípios aptos a receberem a infraestrutura.
Os 908 municípios no relatório deverão ser priorizados para que tenham infraestrutura adequada no momento da finalização do edital do 5G.
Gerência de Comunicação e Relacionamento Institucional