Segundo a Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco de crédito existentes, a expectativa para o mercado de Telecom em 2024 é de estabilidade econômica.
Essa estabilidade segue após um longo período de investimento em cobertura, principalmente na inovação em 5G. Porém, essa estabilidade não significa a ausência de desafios.
Novos desafios
As metas estabelecidas pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) para o biênio 2023/2024, em janeiro de 2023, já propõem desafios expressivos para as redes de telecomunicações em 2024, como executar 67% do projeto estratégico Cobertura e qualidade de rede já para esse ano.
Contudo, o principal desafio é comercial. Com um mercado cada vez mais robusto e estabelecido, a concorrência também será acirrada.
Inovação e investimentos
O caminho prático para sobreviver e prosperar com competitividade, nesse contexto, está na busca pela diversificação da oferta de novos produtos, como planos de assinatura diferenciados.
Além disso, os investimentos estratégicos na área de segurança, pela proteção de dados mais eficiente; na migração de dados para a nuvem, por maior praticidade de acesso; e em inteligência artificial favorecem a adaptação das empresas e instituições de telecomunicação em 2024.
Portanto, não deixe de inovar esse ano: esse é o caminho para o sucesso!
Fonte: Valor Econômico – Editora Globo S/A.
Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/12/06/fitch-tem-perspectiva-neutra-para-o-setor-de-telecomunicaes-no-brasil-em-2024.ghtm