O Fórum de Operadoras Inovadoras, promovido por TELETIME e Mobile Time, reuniu nesta terça-feira (18), em São Paulo, líderes do setor para debater temas estratégicos para o setor, como o novo PGMC, a oferta de serviços de valor agregado (SVAs) pelos pequenos provedores e a expansão do setor de telecomunicações em data centers. O evento contou com o apoio institucional da Abrint, representada pelo conselheiro Dimas Rocha.
Durante o evento, o superintendente de competição da Anatel, José Borges, anunciou que a Agência pretende ampliar a abertura do mercado de espectro para novos entrantes no segmento móvel. Segundo Borges, o novo PGMC prevê a criação de um “balcão de negociação” para facilitar a redistribuição do espectro ocioso das grandes operadoras, viabilizando o acesso por pequenos provedores por meio de uma oferta de referência.
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre os desafios regulatórios que impactam a monetização dos SVAs. Especialistas ressaltaram a necessidade de ajustes regulatórios para permitir maior integração de serviços e destacaram que o mercado já está mais preparado para essa diversificação, indo além dos benefícios tributários dos SVAs.
Além disso, o evento abordou o papel crescente das telecomunicações no setor de data centers, impulsionado pela crescente demanda por infraestrutura de processamento de dados. Com a ascensão das aplicações corporativas e da inteligência artificial (IA), a necessidade de maior capacidade computacional e conectividade se torna ainda mais estratégica para o setor.