Promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil desde 2011, o Fórum da Internet no Brasil (FIB) discutirá ameaças recentes ao modelo brasileiro de governança da Internet e construirá propostas concretas para proteção do CGI.br. Em meio a crescentes ameaças ao atual modelo de governança da Internet no Brasil, representantes da sociedade civil, setor privado, governo e comunidade técnica estarão reunidos em Salvador para o debate “Desafios para o Futuro da Governança da Internet no Brasil”, durante a programação da FIB 2025 – Fórum da Internet no Brasil.
O evento, que será realizado presencialmente no Fiesta Bahia Hotel, das 13h30 às 16h30, buscará promover uma análise crítica e estruturada sobre propostas legislativas e normativas que têm colocado em risco a atuação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), como o Projeto de Lei nº 4.557/2024 e a revogação da Norma 004/95 pela Anatel. A sessão terá formato multissetorial, com mesas de debate moderadas e espaço para interação direta com o público. Além das discussões, está prevista a elaboração de um documento-síntese com propostas e diretrizes para subsidiar futuras ações institucionais em defesa da governança democrática da Internet.
O encontro reunirá convidados de diversas entidades, incluindo representantes da Anatel, Ministério da Ciência e Tecnologia, associações setoriais e plataformas digitais, além de parlamentares e especialistas em políticas digitais. A participação é aberta ao público e gratuita, reforçando o compromisso da FIB com a promoção de um debate democrático, plural e acessível.
Saiba mais sobre o evento: https://fib.cgi.br/fib15