A União Internacional das Telecomunicações (UIT) realizou, entre segunda (31) e quarta-feira (2), o Fórum Regional de Desenvolvimento e a Reunião Preparatória Regional das Américas para a Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC 2025), em Assunção, Paraguai. A Abrint foi representada por seu Diretor-Presidente, Mauricélio Oliveira, o Líder do Conselho de Administração, Janyel Leite, e o Conselheiro Basílio Perez.
Como membro associado da UIT, a Abrint participou das reuniões para contribuir com a construção das propostas interamericanas que deverão ser apresentadas na WTDC, que será realizada em novembro deste ano.
O objetivo dos eventos é promover a coordenação das iniciativas regionais, identificando os problemas e prioridades para os países das Américas do Norte, Central e do Sul. A participação da Abrint visou a inclusão de menções expressas de apoio aos provedores regionais da região. Ao final dos três dias de apresentações e debates, foram aprovadas as seguintes Iniciativas Regionais das Américas para 2026-2029:
1 – Facilitando a infraestrutura resiliente para conectividade universal e significativa: facilitar a entrega de conectividade e serviços digitais confiáveis, acessíveis, universais e significativos na região das Américas por meio da implantação de redes de telecomunicações modernas, resilientes, seguras e sustentáveis.
2 – Inclusão Digital e Competências Digitais: ajudar os Estados-Membros a promover
adoção inclusiva, acessível e equitativa de serviços e soluções digitais eficazes, seguras e protegidas para impulsionar o desenvolvimento social e econômico sustentável.
3 – Apoio a ecossistemas digitais inovadores e adoção de tecnologias emergentes: promover o desenvolvimento de capacidades digitais, sistemas governamentais digitais,
serviços eletrônicos locais e ecossistemas de inovação necessários para a transformação digital, inovação e empreendedorismo.
4 – Promover a ciber-resiliência e o reforço das capacidades em cibersegurança: promover um ambiente propício para uma conectividade segura e protegida.
5 – Governança e regulação habilitadoras para a transformação digital sustentável: ajudar os Estados-Membros a desenvolver políticas públicas, legislação, regulação e mecanismos de cooperação para promover e apoiar a governança eficaz e o desenvolvimento digital inclusivo em vários setores da economia.