Na última semana, a ABRINT solicitou formalmente à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a prorrogação do prazo de envio de contribuições da Consulta Pública 73/2021, que trata da proposta de aprimoramentos da regulamentação de compartilhamento de postes.
Trata-se de tema de alta relevância, que tem reflexos diretos nas operações das mais de 18 mil empresas provedoras de internet do país e, consequentemente, na expansão da conectividade e inclusão digital no Brasil. A discussão pública do tema é essencial para alcançar aprimoramentos efetivos para superar os diversos problemas que os provedores regionais enfrentam diariamente para manter suas redes em operação.
A ABRINT tem destacado o que considera como pontos essenciais na discussão, mas é necessário mais tempo para amadurecer soluções para a desordem nos postes e também para o claro desequilíbrio de poder entre os provedores e concessionárias de energia. O tema tem prazo previsto prazo até 02/02/2022 e, por se tratar de regulamento conjunto, também será objeto de Consulta Pública da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
Gerência de Relacionamento Institucional, Regulatório e Comunicação (GERIG)