Nos dias 20 e 21 de março, ocorreu o Ibusiness, evento promovido pela Rede Telesul com o objetivo de proporcionar oportunidades de negócios, aprendizado e networking. A Abrint esteve presente, representada pelo presidente-diretor Mauricélio Oliveira, no painel “Acessa Crédito Telecom”, ao lado de outras associações e de Luis Guillermo Alarcon, do BID.
Durante o encontro, Mauricélio Oliveira destacou a importância dos Provedores de Internet e a necessidade de facilitar o acesso ao crédito para essa categoria. Utilizando dados recentes da Anatel, ele ressaltou que os PPPs foram responsáveis por cerca de 64% dos investimentos em banda larga fixa nos últimos seis trimestres, totalizando R$ 18 bilhões investidos na construção e ampliação da infraestrutura de conectividade no Brasil.
“A Abrint, desde sua criação, tem como foco o acesso ao crédito. Existe um paradigma de que as prestadoras de pequeno porte enfrentam dificuldades para obter crédito, muitas vezes sem acreditar que ele chegará até elas. Os R$ 18 bilhões investidos certamente saíram do bolso dos empresários, descapitalizando suas empresas ou sendo obtidos por meio de empréstimos caros”, afirmou Mauricélio.
Segundo Luis Guillermo, o Fust agora apoiará os PPPs como política pública. Como há muitos provedores no país, foi estabelecido um diálogo com as instituições financeiras para ampliar o número de beneficiários. Além disso, ele destacou que, para os bancos, é fundamental que os PPPs aprimorem a formalização contábil e administrativa, além da governança corporativa.