O Grupo de Trabalho de Postes (GT-Postes) definiu, durante reunião no dia 10 em Brasília, os parâmetros de como funcionará a comercialização de postes no sistema SOIA (Sistema de Oferta de Insumos de Atacado). Foi definido que as operadoras de energia irão fornecer informações de forma massiva para o sistema com todos os dados referentes aos postes que possuírem, tais como georreferenciamento e cargas suportadas.
Trata-se de uma excelente notícia para os provedores, já que a transparência nas informações sobre preços e condições praticadas no aluguel dos postes vai evitar que abusos sejam cometidos. A transparência das informações também poderá melhorar a relação dos provedores com as distribuidoras de energia, deixando as regras claras para os dois lados.
“Todas as informações ficarão disponíveis, de forma transparente, no sistema para quem desejar fazer um projeto para a utilização dos postes”, afirma Basílio Perez, diretor de legislação e regulamentação da ABRINT, que esteve presente na reunião.
A definição desses parâmetros teve importante contribuição da ABRINT, que é membro do GT-Postes desde que ele foi criado.
Os projetos que forem apresentados e aprovados serão inseridos no sistema para que ele esteja sempre atualizado com as informações referentes à utilização dos postes, ficando disponíveis inclusive para as agências reguladoras dos dois setores, a Anatel e a Aneel.
Todas as questões referentes a oferta de postes no SOIA estão de acordo com a Resolução nº4, criada em 2014. Esta resolução estabeleceu o valor de referência e a obrigatoriedade de que toda a oferta dos postes esteja disponível de forma pública em sistema eletrônico.
Diretoria de Comunicação e Marketing