Com relevante participação do público nas plenárias, o segundo dia do Encontro Nacional ABRINT tiveram sequência com foco na democratização, ampliação da competição e redesenho de responsabilidades do acesso à internet. Representantes de entidades envolvidas nos tópicos usaram seus conhecimentos para elucidar dúvidas e trazer temas importantes a discussão. O evento, que é organizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) segue nesta sexta-feira (14/06), no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
O primeiro painel do dia começou com o tema “Redesenhando os financiamentos: como atender às demandas dos provedores?”. “Em relação ao crédito, a ABRINT tem um trabalho importante, desde 2016. De um lado, temos quem quer emprestar, com juros baixo e longo prazo, do outro, temos os provedores que precisam chegar a esse dinheiro. No meio do caminho, estão os bancos. A dificuldade dos provedores para terem acesso ao crédito é que os bancos não estão preparados para fazer a transação por não conhecerem o mercado de telecomunicações dos pequenos provedores”, destacou Mauricélio Oliveira, presidente da ABRINT, responsável pela mediação do painel.
Seguindo a programação, no início da tarde, o painel foi sobre “Como democratizar o acesso e ampliar a competição?”. Provocado pelo moderador Samuel Possebon, um dos pontos levantados na discussão foi sobre o ciclo do wi-fi e a “lenta ocupação” da faixa de 6 GHz que já estava alocado no Brasil há três anos. Segundo Giuseppe Marrara, Head de Relações Públicas América Latina da Cisco, a ocupação se deu até de forma rápida, comparando com outras tecnologias. “O número de dispositivos certificados e os que entraram no mercado foi muito mais rápido do que o ciclo de quando aconteceu no 5G. Entre o final de leilão do 5G e ter a quantidade de dispositivos, o wi-fi foi muito mais rápido”, endossa.
Construção de marcas
Conectado com as discussões sobre a democratização do acesso, o Encontro Nacional ABRINT abriu espaço para evidenciar os acertos do mercado publicitário. O executivo João Branco, eleito o Profissional de Marketing mais admirado do Brasil pela Scopen e líder do time que fez o McDonald’s se tornar “Méqui”, foi um dos palestrantes do dia. Na ocasião, ele apresentou conceitos e peças que trouxeram uma roupagem diferenciada para a marca de fastfood americana se relacionar com o consumidor brasileiro. A Palestra foi bastante prestigiada pelo público.
Outras duas personalidades internacionais compartilharam seu conhecimento com o público presente: o israelense Uri Levine (co-fundador do Waze) e Raul Katz (diretor de Pesquisa em Estratégia de Negócios no Columbia Institute for Tele-Information e presidente da Telecom Advisory Services, LLC. O encerramento oficial ficou a cargo da dupla João Bosco e Vinícius, que trouxe um show cheio de sucessos do sertanejo atual.
Para conferir a programação do último dia do Encontro Nacional ABRINT, que acontece nesta sexta-feira (14/06), basta acessar o site do evento.
Lembrando que o canal da Abrint no YouTube também está transmitindo os principais debates da programação.
Sobre a ABRINT
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) tem atuação nacional e representa provedores regionais de internet em discussões junto ao governo, órgãos reguladores e entidades afins. Provedores são majoritariamente empresas de pequeno e médio portes. Segundo a Anatel, há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do país e mais de 50% do mercado nacional de fibra óptica até os domicílios brasileiros vêm dos pequenos provedores. Para mais informações, acesse: http://www.abrint.com.br/