Abrint, representada pelo líder do conselho Janyel Leite, participou do XLII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 2024), realizado em Belém (PA). O evento teve como tema: “Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Amazônia: Desafios para um Futuro Sustentável”.
Durante sua participação, Janyel Leite enfatizou o papel dos pequenos provedores de internet no ecossistema de conexão da Rede Amazônica e ressaltou a importância das infovias, as quais serão implementadas pelo Programa Norte Conectado.
Segundo o conselheiro, a expansão da infraestrutura de backbone de fibra óptica na região deverá fortalecer a atuação dos provedores locais. Com a nova infraestrutura, esses provedores terão a capacidade de aumentar a capilaridade da fibra nos municípios e nas áreas próximas aos corredores do Programa. Além disso, a Abrint tem como uma de suas prioridades, a promoção de cursos e ações que apoiam empresas voltadas para redes comunitárias.
Leite também aproveitou o simpósio, para reforçar o acordo que vem sendo firmado entre Abrint e a RNP, o qual visa desenvolver e apoiar pesquisas nas áreas de telecomunicações, buscando explorar o potencial dos provedores regionais.
Já o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, representando o governo federal, explicou que programa Norte Conectado do Governo Federal, que, sob a coordenação do Ministério das Comunicações, implantará 12.000 km de cabos ópticos subfluviais nos rios da Amazônia, conectando mais de 50 municípios à internet de alta velocidade.