O vice-presidente da Abrint, Sidnei Bastitella, esteve presente nesta quarta (5), em reunião da Câmara Agrodigital, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O encontro contou com a participação de representantes do Serpro, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Brasscom e da P&D.
Na ocasião, o vice-presidente Sidnei ressaltou que, embora seja fundamental discutir programas e projetos voltados à inovação no campo, não se deve perder de vista o aspecto mais crucial dessa discussão: a necessidade de conectar as áreas rurais. O vice-presidente destacou o trabalho da Abrint nesse sentido, pontuando ser uma das principais pautas da Associação.
Além disso, cabe destacar a apresentação do Plano 2030, realizado pela Brasscom. Em suma, foi destacado que o plano visa, em conjunto com o Poder Público, coordenar as ações do governo no intuito de impulsar e direcionar as políticas públicas de tecnologia e inovação. A inovação foi também um dos temas centrais dos debates. Representantes da Embrapa apresentaram ao Comitê iniciativas e projetos em desenvolvimento, com o objetivo de aprimorar a agricultura e impulsionar a economia rural.
Foram ainda apresentados o Projeto Semear, a Rede Go Fair Agro e dados sobre a conectividade no campo, pelo coordenador de Agricultura Digital do MAPA, Alaércio Londe. Sobre o tema, Alaércio apontou que os números indicam uma estagnação no crescimento de novos usuários de banda larga fixa nas áreas rurais nos últimos anos, acrescentando que é fundamental investir em projetos e direcionar linhas de crédito específicas para o setor.